25 janeiro, 2012

Planeamento e Gestão de Emergência



A todo o momento e em qualquer parte do mundo um acidente, uma catástrofe ou um desastre está para acontecer. Não podemos evitar mas podemos  prevenir!
Todas as situações de emergência (acidente, catástrofe, desastre) são o resultado de um conjunto de circunstâncias e condições pré-existentes. A preparação para a emergência constitui um dos elos mais importantes de sobrevivência. Desta forma, é importante o desenvolvimento progressivo de uma cultura de segurança, no sentido de mudar conhecimentos e comportamentos da sociedade. Esta acção envolve cada indivíduo enquanto agente activo de saúde e potencial vítima, entre outros.

Qual a melhor forma de gerir uma emergência?

A Universidade Lusófona e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estabeleceram uma parceria, do qual resultou o I Programa de Formação Avançada em Planeamento e Gestão de Emergência, prevendo o seu início no dia 24 de Fevereiro de 2012. Trata-se de uma iniciativa que pretende funcionar como uma ferramenta de trabalho na mitigação, preparação e resposta a situações de emergência, desastre ou catástrofe, inspirada no programa "MENTOR e TEACH - VIP" do Departamento de "Violence and Injuries Prevention" da Organização Mundial de Saúde (OMS), destinada a todos os profissionais potencialmente implicados na intervenção e interessados na análise crítica do planeamento da emergência.

O Programa de Formação Avançada em Planeamento e Gestão de Emergência tem como objectivos a promoção, a aquisição de conhecimentos científicos e competências avançadas, no plano profissional, técnico e intelectual para o estudo e para a investigação no domínio da prestação de cuidados em emergência, bem como o desenvolvimento de aplicações e de práticas nesse domínio do conhecimento científico, facultando aos formandos competências profissionais, técnicas, intelectuais e pessoais que os preparem para tal. No final do curso os participantes deverão dispor dos conhecimentos e aptidões que os habilitem a contribuir para a melhoria da saúde e do sistema de saúde, nesta importante área de intervenção.


Para informação mais detalhada consulte o programa completo do evento.


Referências Bibliográficas
Direcção-Geral da Saúde. Planeamento e Gestão de Emergência. Consultado a 25 de Janeiro de 2012. Disponível em URL: http://www.dgs.pt/
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Humani nibil alienum. Planeamento e Gestão de Emergência. Consultado a 25 de Janeiro de 2012. Disponível em URL: http://fcts.ulusofona.pt/index.php/pos-graduacoes/178-pge

Sem comentários:

Enviar um comentário