03 janeiro, 2012

Alimentação Saudável

Para começar um ano novo em grande e cheio de saúde, nada melhor que iniciá-lo com uma alimentação saudável e equilibrada.
Designa-se como alimentação saudável uma alimentação ou nutrição de comer bem, de forma equilibrada, variada e completa. Assim, é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais e rica em vitaminas e água. Para isso, é necessário ter uma dieta variada, com todos os géneros alimentares, sem abusos ou exclusões.
Para garantir uma alimentação compensada, é fundamental conhecer a roda dos alimentos. É constituída por sete grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, deverá ter na nossa alimentação diária. Cada grupo contém alimentos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo e para uma equilibrada dieta alimentar. Esta é constituída por carboidratos, legumes e vegetais, fruta, lacticínios, carnes e peixes, leguminosas e gorduras. A água encontra-se no centro da roda dos alimentos porque todos os alimentos são constituídos por água e devemos ingerir em média 1,5 a 2 litros por dia. (Figura 1 e 2)

Figura 1 – Roda dos Alimentos


Figura 2 – A nova Roda dos Alimentos – Um guia para a escolha alimentar diária

Seguindo os princípios da roda dos alimentos, o Homem irá alcançar uma vida mais saudável e livre de doenças, além de um envelhecimento mais lento. Uma alimentação saudável aliada à prática frequente do exercício físico melhora, a sua qualidade de vida.
Muitos alimentos são também utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

As principais funções de uma alimentação equilibrada são:
- Assegurar a sobrevivência do ser humano;
- Fornecer energia e nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo;
- Contribuir para o bem-estar da saúde física e mental;
- Contribuir para o normal crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes;
- Prevenir algumas doenças, tais como, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de cancro.

Uma alimentação saudável é constituída pelo menos por cinco refeições diárias: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, meio da tarde, jantar e beber diariamente entre 1,5 a 2 litros de água. (Figura 3)

Figura 3 – Recomendações para uma Alimentação Diária mais Saudável!

A obesidade, considerada já uma doença crónica, advém do desequilíbrio da ingestão de alimentos.
Desta forma, o Gabinete de Nutrição da ARS Algarve, IP coordenou a produção de um vídeo, designado “Alimentação Saudável – Como comer ao longo do dia”, no âmbito do Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve.
Este trabalho contou com a colaboração de diversas instituições, nomeadamente a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, a Universidade do Algarve, Escola Superior de Saúde e o Instituto Superior de Engenharia, além de ter tido também a participação voluntária de algumas famílias.
Este vídeo constitui um instrumento de educação alimentar, destinado à população saudável em geral, o qual visa a promoção de hábitos alimentares saudáveis ao longo do ciclo de vida, apresentando exemplos práticos sobre a confecção das refeições ao longo do dia alimentar.




(Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=tu92VCvSUeA&feature=channel_video_title)



Referências Bibliográficas
Alimentação Saudável – O seu Guia de Nutrição. Consultado a 1 de Janeiro de 2012. Disponível em URL: http://www.alimentacaosaudavel.org/
as: Alimentação Saudável. A importância da pirâmide alimentar em nossa alimentação. Consultado a 1 de Janeiro de 2012. Disponível em URL: http://www.alimentacao-saudavel.com/a-importancia-da-piramide-alimentar-em-nossa-alimentacao/
Direcção-Geral da Saúde. Alimentação. Consultado a 1 de Janeiro de 2012. Disponível em URL: http://www.dgs.pt/default.aspx?cn=5518554061236154AAAAAAAA
Organização Mundial de Saúde (OMS). Diet and physical activity: a public health priority. Consultado a 1 de Janeiro de 2012. Disponível em URL: http://www.who.int/dietphysicalactivity/en/index.html
Unimed. Manual de Alimentação Saudável. Consultado a 1 de Janeiro de 2012. Disponível em URL: http://www.unimedguaratingueta.com.br/download/Manual_Alimentacao_Saudavel.pdf
Youtube. Alimentação Saudável…Comer bem ao longo da vida. Consultado a 29 de Novembro de 2012. Disponível em URL: http://www.youtube.com/watch?v=tu92VCvSUeA&feature=channel_video_title

Sem comentários:

Enviar um comentário