02 junho, 2012

Tratamento da Madeira contra Térmitas


As térmitas são insetos sociais pertencentes à ordem isóptera e consomem a madeira e materiais compostos por celulose, sendo, por isso, considerada a praga mais destruidora de estruturas de madeira, em todo o mundo. (Figura 1)

Figura 1 - Térmita

Embora algumas estruturas sejam mais favoráveis aos ataques desta espécie, todas as habitações são susceptíveis de sofrer uma invasão desta praga. Contudo, as habitações mesmo sendo maioritariamente construída com estruturas de ferro e paredes de tijolo, podem sofrer uma infestação de térmitas, devido à existência de apoios estruturais e outros elementos de construção serem de madeira ou materiais que contenham celulose, tais como, portas de madeira, vigas de apoio de madeira, armários e prateleiras. Porém, também existem muitos materiais inorgânicos que as térmitas não usam para alimentação, tais como tapetes e outros tecidos que podem danificá-los, através de buracos e galerias durante a exploração das térmitas para procurar os alimentos. (Figura 2)

 Figura 2 – Exploração das colónias de térmitas na madeira

Portanto, nenhum edifício está completamente seguro contra os ataques desta praga. Com o decorrer do tempo, os danos causados pelas térmitas podem ser consideráveis.

CICLO DE VIDA
As térmitas são insetos que apresentam metamorfose incompleta. Estas têm corpo mole, tórax e abdómen amplamente articulado, antenas pequenas e uma boca mastigadora. Embora cada espécie possua características de desenvolvimento diferentes, o ciclo de vida deste inseto baseia-se em ovo, ninfa e adulto. (Figura 3)

 Figura 3 – Ciclo de vida da Térmita

A função de reprodução está reservada ao casal real, sendo as outras atividades da colónia exercidas pelas ninfas, operários e soldados.
O rei e a rainha podem viver até 30 anos. Durante todo o período de vida, a rainha irá colocar ovos. Em caso de doença ou até morte do rei ou da rainha ambos podem ser substituídos pelos reprodutores de substituição que se encarregarão das funções de fecundação do rei ou da oviposição da rainha.
Ao longo do ciclo de vida, as térmitas sofrem mudas para se desenvolverem. Deste modo, a rainha coloca os ovos que se transformam em ninfas. As ninfas, por sua vez, podem ser diferenciadas em operários, soldados e reprodutores alados. Os operários podem ser divididos em dois tipos, sendo eles, operários verdadeiros, que são estéreis e operários funcionais, que são machos e fêmeas. Os operários funcionais têm a habilidade de converter-se para ninfa, e a partir daí transformarem-se em soldados, que são reprodutores alados ou reprodutores de substituição, dependendo das necessidades da colónia.
O último estádio de ninfa pode desempenhar funções de operário na busca de alimentos e na criação de outras ninfas em estádios iniciais. (Figura 4)

 Figura 4 – Colónia de térmitas subterrâneas

As térmitas vivem em colónias no solo, onde encontram a humidade e a temperatura essenciais para o seu desenvolvimento. O principal objetivo das colónias subterrâneas é construir galerias protegidas da luz que permitam alcançar a maioria dos edifícios, em busca de madeira ou materiais que contenham celulose para se alimentarem. As galerias das térmitas são revestidas por uma mistura de solo, partículas de madeira, fezes e saliva. Estas galerias, sempre paralelas à fibra, deixam uma fina camada superficial que impede determinar a sua presença.  
As térmitas invadem as habitações, edifícios e estruturas através dos túneis subterrâneos que têm origem nas galerias do seu ninho e podem estar localizadas até 100 metros de distância/profundidade, sendo difícil detetá-las. (Figura 5)

 Figura 5 – Ninho, galerias e tuneis subterrâneos das térmitas

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLO
Quando se suspeita da existência de térmita, deve realizar-se uma inspeção prévia antes do tratamento, pois esta é de grande importância para a correta realização e eficácia de qualquer método aplicável. É necessário que o técnico realize uma inspeção exterior para verificar a presença desta praga, as madeiras atacadas, as fontes de humidade, as características do terreno e dos materiais de construção. Para além da inspeção exterior, é necessário realizar uma inspeção interior para verificar evidências ou danos que a praga causou e fiscalizar as madeiras ou matérias compostos por celulose.
Uma vez identificada a praga e o grau de infestação, deverão ser programadas medidas físicas e químicas complementares para a solução do problema e prevenção de futuras infestações.

Medidas físicas
As medidas físicas que poderão ser aplicadas são:
- Eliminação de possíveis fontes de humidade existentes nas instalações;
- Sistemas de drenagem e de ventilação adequados e suficientes;
- Vedar ou reparar as estruturas defeituosas;

Medidas químicas
As medidas químicas que poderão ser aplicadas, de modo geral, são:
- Utilização de biocidas adequados a praga;
- Utilização de produtos protetores solúveis nos tratamentos preventivos da madeira;
- Utilização de pesticidas orgânicos nos tratamentos curativos nas madeiras após detetado a infestação nos edifícios, madeiras, entre outros.

Os técnicos especializados na prevenção e controlo das térmitas da Rentokil utilizam tratamentos químicos que podem ser de dois tipos:

Tratamento “barreira”
O tratamento “barreira” é aplicado quando as térmitas se encontram debaixo do solo dos edifícios ou no exterior. Este tratamento consiste em aplicar um determinado produto no solo e nas paredes do edifício, de forma a determinar barreiras protetoras que impeçam o acesso das térmitas às estruturas de madeira ou materiais compostos por celulose. Também se devem tratar as madeiras afetadas ou suscetíveis de sofrer ataques. (Figura 6)
 
 Figura 6 – Tratamento químico utilizando barreiras

Tratamento com iscas
No tratamento com iscas devem-se utilizar produtos que contenham na sua composição os inseticidas do tipo IGR (Reguladores de crescimento das pragas). Este tratamento consiste em inserir no solo, no exterior da habitação ou edifício, uns cilindros plásticos com abertura, que no seu interior contêm barras de madeira. Na sua inspeção regular são verificados todos os cilindros, e, no caso, de ataque das térmitas, procede-se à sua substituição por uma isca de madeira rica em celulose e que contenha o inibidor de crescimento (IGR). Contudo, também é possível aplicar este tratamento no interior das habitações ou edifícios, sendo instaladas iscas móveis, nomeadamente porta-iscas, que contêm no seu interior iscas/material rico em celulose impregnado em inibidor de crescimento. (Figura 7)

 Figura 7 – Tratamento químico com iscas

As térmitas que ingerirem estas iscas com inibidor de crescimento irão alimentar posteriormente todas as térmitas da colónia, as quais serão afetadas no seu desenvolvimento, conduzindo consequentemente à eliminação das térmitas.


Video 1 - Video sobre termitas e traramentos aplicáveis


Os tratamentos da madeira contra térmitas realizam-se segundo o protocolo de segurança previamente acordados com o cliente e deverão ser eficazes e seguros, protegendo sempre adequadamente o cliente durante as aplicações, tendo em conta os “prazos de segurança” dos produtos e evitando, o mais possível, contaminações por contacto.


Referências Bibliográficas
Carcoma.com. Carcoma: Indice. Consultado a 18 de Abril de 2012. Disponível em URL: http://www.carcoma.com/
Dow AgroSciences. Ciclo de vida. Consultado a 18 de Abril de 2012. Disponível em URL: http://www.dowagro.com/br/sentricon/cupins/ciclo.htm
Dow AgroSciences. Métodos de controle. Consultado a 18 de Abril de 2012. Disponível em URL: http://www.dowagro.com/br/sentricon/cupins/control.htm
Montañesa de desinfeccion. Tratamientos de la madera. Consultado a 18 de Abril de 2012. Disponível em URL: http://www.montanesadedesinfeccion.com/71.html?gclid=CJnX0efyqrACFUYntAodMyyjVw
Tecma – Los expertos en plagas de la madera. Agentes nocivos de la madera. Biologia de los organismos xilófagos. Termes o Termitas. Consultado a 18 de Abril de 2012. Disponível em URL: http://www.carcomastecma.es/la-madera-y-su-proteccion/agentes-nocivos-de-la-madera-biologia-de-los-organismos-xilofagos/termes-o-termitas/  
Rentokil Portugal. Térmitas – Proteja a sua casa e a sua família contra térmitas. Consultado a 18 de Abril de 2012. Disponível em URL: http://www.rentokil.pt/clientes-sector-domestico/bichos-da-madeira/termitas/index.html
Youtube. Tratamiento Termitas | SENTRI TECH - Eliminar térmitas. Consultado a 18 de Abril de 2012. Disponível em URL: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=U5MjSdOruHU#!

Sem comentários:

Enviar um comentário