02 junho, 2012

Fumigação


A Fumigação é um tratamento de controlo de pragas, que consiste na aplicação de compostos químicos, nomeadamente os fumigantes na forma sólida ou líquida, que em contacto com o ar transforma-se em gás, promovendo a eliminação dos insectos em todas as fases de desenvolvimento, através do sistema respiratório.
Um fumigante é um agente químico que à temperatura e pressão normal, transforma-se em gás e pode manter-se a uma concentração suficiente para eliminar as pragas. Este tratamento é utilizado nas indústrias alimentares (farinha, frutos secos, legumes, café, cacau, tabaco, entre outros) para eliminar insectos de produtos armazenados, em tratamentos de caracter ambiental para prevenção e controlo de fortes infestações em recintos fechados (contentores, armazéns industriais, entre outros), em material empilhado e no tratamento da madeira contra xilófagos (moveis, vigas, entre outras).
A Fumigação é o tratamento mais apropriado para alcançará as pragas nos esconderijos mais improváveis, eliminando os estágios de desenvolvimento (ovos, larvas, pupas, adultos), sendo de enorme importância saber escolher os produtos adequados para a eliminação das pragas.

MÉTODOS DE FUMIGAÇÃO
Os tratamentos de fumigação consistem em introduzir um agente químico em estado gasoso dentro de um volume/recinto que se denomina como área de fumigação. É necessário manter a área de fumigação com uma concentração da substância gasosa durante um determinado período de tempo, para eliminar as pragas. Para que a substância gasosa permaneça na área de fumigação, durante 3-7 dias, a uma concentração de 0,5-3 g/m3 (parâmetros normais de fosfina), é necessário criar um espaço onde é introduzido o gás, de modo a que permaneça no seu interior e que as perdas da substância ativa sejam as mínimas possíveis.
Para se manter uma concentração de fosfina adequada durante o período de exposição, existem dois métodos de fumigação, sendo eles:
- Fumigação em recintos fechados;
- Fumigação em cobertura de plástica.
Fumigação em recintos fechados
A fumigação em recintos fechados baseia-se em utilizar os elementos existentes (paredes, telhados, solo) fabricados com materiais impermeáveis a passagem do gás, para construir uma “cámara hermética”.
Para conseguir uma hermeticidad razoável a área de fumigação, é necessário selar os orifícios que comunicam com a área de fumigação e com a atmosfera exterior, de modo a evitar a perda de fosfina. (Figura (…))
Este tipo de tratamentos que exploram os elementos existentes para construir a área de fumigação ou “cámara hermética”, denomina-se como sendo “fumigação de recintos fechados” ou “ambiental”.
Os recintos fechados que são fumigados são:
- Edifícios completos e/ou parte do seu interior;
- Transporte de contentores marítimos;

Figura (…) – Selagem dos orifícios

Fumigação nos edifícios
Os elementos mais comuns a ter em contar para evitar as perdas de fosfina, entre o interior (área fumigada) e o exterior, são as portas, as janelas, lareiras, espaços onde passam os fios elétricos e o ar condicionado, entre outros. Existe instalações que não reúnem as condições necessárias para fabricar uma “cámara hermética” ou área de fumigação. Estas instalações são descartadas e é necessário procurar outra alternativa para realizar o tratamento por fumigação.

Fumigação em cobertura de plástica
A fumigação em cobertura de plástico utiliza-se quando é necessário eliminar pragas em artigos de produtos armazenados, de modo, a que não seja necessário fumigar a totalidade do recinto.
Este tratamento permite fumigar produtos fechados (legumes, farinha, café, cacau, tabaco, entre outros), produtos em grão (cereais) e qualquer tipo de elementos aplicáveis (madeira, moveis, embalagens, cortiça, entre outros). Também permite fazer o tratamento de fumigação ao ar livre, sendo condicionados pela meteorologia (temperatura baixas, vento forte que pode romper a cobertura de plástico, entre outras). Estes fatores podem fazer falhar o tratamento.
O material recomendado a utilizar é fita plástica transparente de polietileno.
Tem que se colocar a mercadoria sobre o solo impermeável a fosfina. Se o solo é poroso (fugas) ou existe canais de drenagem deve-se colocar fita plástica sobre o solo antes de colocar o produto.
É importante reunir a mercadoria a fumigar o máximo possível, para não utilizar-se uma quantidade excessiva de fita plástica e reduzir o tempo de mão de obra. Não aplicar mais de três paletes de altura. É necessário deixar livre o espaço de pelo menos 1 metro ao redor para permitir a passagem das pessoas. A mercadoria não deve estar apoiada sobre os pilares e paredes, pois estes elementos dificultam a selagem.

VANTAGENS
Quando se utiliza o tratamento de fumigação, este trás benefícios
- Os fumigantes difundem-se e penetram nas ranhuras, rachaduras e mercadorias, eliminando as pragas em todas as fases do seu ciclo de vida;
- Pode eliminar mais de 99% das pragas;
- Quando se utiliza as concentrações corretas e adequadas, deixam resíduos insignificantes, pode-se utilizar com segurança o tratamento de produtos alimentares;
- Devido ao seu poder de penetração, podem ser utilizados em lugares onde o granulado, os pós e os aerossóis não são eficazes.

A fumigação não tem nenhum efeito residual, por isso o uso só tem sentido quando existe evidências reais de infestação.

LIMITAÇÕES


Un fumigante es eficaz cuando el gas está presente en una concentración adecuada, y durante un tiempo determinado
    - Tras la fumigación, después de efectuar la ventilación, no existe ningún efecto insecticida o rodenticida residual

    - El abanico de fumigantes que actualmente podemos elegir es limitado (fosfina y nitrógeno)
   -  Algunos materiales y mercancías pueden dañarse seriamente con los tratamientos de fosfina...(elementos compuestos de oro, plata y cobre, componentes electrónicos, seda….)

CUIDADOS GERAIS PARA A OPERAÇÃO DE FUMIGAÇÃO
Com antecedência de 24 horas toda a indústria ou unidade armazenadora deve ser notificada da data e local da operação de expurgo, bem como o período em que a mesma irá ocorrer.
Promover a sinalização da área e local com uso de “bandeiras” de sinalização.
Certificar-se da ausência de pessoas não autorizadas no local de fumigação e, se necessário, evacuar o local.
Preparar a equipe e checar responsabilidades e EPI’s.
Não fumar, beber ou comer durante a operação de fumigação.
Ler atentamente o Manual do Fabricante, observando criteriosamente suas recomendações.
Cuidados na abertura das embalagens de Fosfeto de Alumínio.
Em se tratando de um inseticida que libera gás, o armazenamento inadequado, sob alto calor, poderá acarretar a pressurização da embalagem diante do aumento da pressão interna.

Diante deste fato, recomendamos inicialmente proceder a sua despressurização no lado externo dos locais de expurgo, mediante a abertura parcial das garrafas de Fosfeto de Alumínio e posterior fechamento e, no caso das latas de sachet, proceder a um pequeno furo para o mesmo objetivo.

CUIDADOS NA OPERAÇÃO DE FUMIGAÇÃO
Seguir criteriosamente as recomendações de vedação necessárias para a eficiência e segurança da operação de fumigação.
A dosagem deve ser rigorosamente observada, segundo as instruções do fabricante.

Atenção: “As dosagens nunca devem ser alteradas, seja para compensar eventuais vazamentos (Neste caso, recomendamos a solução do problema ou não se realizar a operação de fumigação), seja para compensar altas infestações de insetos.

No caso de uso de lonas para expurgo, estas nunca devem ser de materiais reciclados (Lonas pretas), apenas será permitido a utilização de lonas de PVC ou Polipropileno, ambas específicas e recomendadas para a fumigação.
Durante a operação de fumigação não se recomenda o uso de pendentes de luz, apenas se os mesmos estiverem em reais condições adequadas e com protetores para lâmpadas.
Nenhum sistema de ventilação ou exaustão poderá estar ligado durante a operação de fumigação. Esta medida apenas deve ser adotada ao final da operação, com vistas à aeração do ambiente e, se necessário, do produto


Saúde e segurança
         La fosfina es un gas “muy tóxico” por lo que su uso requiere mantener medidas de Seguridad estrictas, de modo que se eviten daños personales y materiales.
         Por este motivo, antes de planificar cualquier trabajo de fumigación con fosfina es necesario establecer con claridad cual va a ser el área de fumigación (recinto cerrado, pila bajo plástico) y conocer el concepto de área de riesgo.
         Área de Riesgo es el espacio, área, compartimento o edificio adyacente que rodea el área de Fumigación donde se podrían encontrar concentraciones de fumigante superiores a las admisibles (0,1 ppm en el caso fosfina) por escape de fosfina a partir del área de fumigación.



Referências Bibliográficas
Agrimec. Fumigação e Tratamento a calor. Consultado a 30 de Março de 2012. Disponível em URL: http://www.agrimecbrasil.com.br/servicos_tratamento_fitossanitario_fumigacao.htm
Detia Degesch. Manual para prátias seguras en el manejo y uso de fumigantes de fosfina. Consultado a 30 de Março de 2012
Engº Agrº Arnaldo Cavalcanti de Rezende. Controle Intregado de Pragas. Fumigação – Técnicas e cuidados. Consultado a 30 de Março de 2012. Disponível em URL: http://www.oleosegorduras.org.br/imagens/file/Controle_Integrado_Pragas_Fumigacao_Tecnicas_Cuidados.pdf
Solução no controle de pragas. Tratamento Quarentenário e Fitossanitário – Expurgo/Fumigação. Consultado a 30 de Março de 2012. Disponível em URL: http://www.otmbrasil.com.br/int.php?dest=serv2#a
Rentokil España. Fumigación. Consultado a 30 de Março de 2012. Disponível em URL: http://www.rentokil.es/soporte-tecnico/productos-y-servicios/prevencion-de-insectos/fumigacion/index.html
 Rentokil. Los expertos en control de plagas. Fumigación. Consultado a 30 de Março de 2012. Disponível em URL: http://www.rentokil.es/files/file_467902.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário