03 junho, 2012

Reflexão


Chegou o momento do balanço final. Considero que esta meta é o início de uma longa caminhada que se constrói, pegada após pegada.
Sempre foi minha pretensão candidatar-me ao programa Erasmus de modo a alargar os meus conhecimentos académicos e profissionais e que me permitisse em simultâneo, contactar com outras culturas, novos costumes e novas realidades, num espaço mais amplo de intervenção. Idealizei este estágio e o meu objetivo primordial foi conclui-lo com sucesso. Ele foi responsável pela minha evolução e contribuiu para novas aprendizagens e para a minha valorização pessoal.
Assim, estagiei em Madrid, na empresa multinacional Rentokil.
É considerada líder de mercado na prestação de serviços na área de Controlo de Pragas e no desenvolvimento de soluções ambientais inovadoras para deteção, prevenção e eliminação de pragas.
Apesar de ter enfrentado algumas inquietações e contrariedades, fui capaz de gerir a minha auto-confiança, estando de olhos postos no futuro, mantendo uma atitude positiva e aproveitando as muitas oportunidades que me foram proporcionadas. Nem a dificuldade inicial de comunicação ou a distância da família foram obstáculos à minha integração, na comunidade espanhola que me acolheu. Foram o meu suporte nas informações, na procura de endereços e itinerários necessários à minha intervenção profissional e, claro, nas inúmeras situações sociais que me permitiram alargar o meu conhecimento relativo à cultura espanhola. Fiz amigos para toda a vida. Enriqueci como pessoa, construí o meu saber e agradeço-lhes por isso.
Não posso deixar de referir todo o trabalho realizado pela equipa de profissionais, que me acompanhou no decorrer do estágio. O grau de exigência, a diversidade das atividades e, o facto de terem apostado nas minhas capacidades foi muito benéfico para evidenciar as minhas competências enquanto Técnica de Saúde Ambiental.
É importante também referir que gostei de todas a áreas de intervenção, no entanto, as que mais me marcaram, foram as áreas de segurança alimentar e a segurança, higiene e saúde no trabalho.
Numa pespetiva de futuro, considero que este estágio fortaleceu os conhecimentos que adquiri ao longo do curso pois tive a oportunidade de os colocar em prática. Outro meio de fortalecer o meu saber foi o trabalho de pesquisa na procura de informação, sempre associado às práticas e às inúmeras áreas de intervenção, que referi ao longo das publicações do blog. Ele foi também o veículo de transmissão de informação acessível a todos os interessados acerca das atividades desenvolvidas e mesmo da legislação aplicada à área.
Em suma, constato que este estágio me possibilitou desenvolver as práticas que adquiri teoricamente, práticas que serão essenciais no meu futuro profissional.
E, finalmente, obrigada
a todos aqueles que me acompanharam nesta longa pegada!

 “Pedras no caminho? Guardo-as todas, um dia vou construir um castelo..."

Fernando Pessoa





.

Sem comentários:

Enviar um comentário