24 novembro, 2011

“Dá um final Feliz ao teu Lixo”

No passado dia 15 de Novembro de 2011, realizei uma Acção de Sensibilização em Educação Ambiental sobre Reciclagem, destinada a Crianças de um Centro Infantil com as Técnicas, Sandra Faísca e Sofia Duarte.
 A Acção de Sensibilização na área dos resíduos visou “contribuir para a criação de uma nova consciência ecológica, promover a formação de valores e atitudes tendentes à adopção de comportamentos favoráveis ao ambiente, designadamente a prática dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Ajudar no desenvolvimento de competências básicas nas crianças, incentivando à participação activa na preservação do ambiente urbano e estimulando o desenvolvimento das famílias e da comunidade.” (Fonte: Guia de Pistas…para melhorar o ambiente do Programa “Lisboa Limpa tem outra Pinta” 1999-2000, Câmara Municipal de Lisboa)
O objectivo desta acção foi sensibilizar as crianças para a realização da reciclagem e a prática dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Para abordar o tema, começámos por mencionar algumas acções para se ser amigo do Ambiente, como por exemplo, não deitar o lixo para o chão, não cuspir para o chão e não tomar duches de imersão. Seguidamente, explicámos de uma forma simples a importância de fazer a reciclagem, quantos ecopontos existem e respectivas cores e o que cada um recebe.
Desta forma, demos início às actividades, para consolidar o tema abordado. Assim, a primeira actividade realizada foi “Reciclar é o que está a dar”, que tem como objectivo as crianças retirarem um material que deveriam depositar correctamente nos ecopontos mencionados anteriormente.


Imagem 1 - Actividade "Reciclar é o que está a dar"
 
Continuamente, realizámos uma Ficha de Actividades, em que as crianças deveriam pintar os caminhos, dos resíduos até ao ecoponto correspondente.

Imagem 2 - "Ficha de Actividades"

Seguidamente, realizámos também uma actividade denominada “Nem todo o lixo é lixo”, que tinha como finalidade decorar um desenho que lhes era facultado com materiais reciclados, praticando desta forma a Reutilização.

Imagem 3 - Actividade "Nem todo o lixo é lixo"

Imagem 4 - Actividade "Nem todo o lixo é lixo"

Para finalizar esta acção de sensibilização sobre a Reciclagem, disponibilizámos outras sugestões de actividades a realizar no Centro Infantil, como por exemplo, a Reciclagem de papel, a Recolha de Lixo na praia, a realização de uma Árvore de Natal Ecológica, entre muitos outros.



Sem comentários:

Enviar um comentário