16 novembro, 2011

“Proteja-se do Frio”


Com a chegada do Inverno, as temperaturas começam a diminuir e o calor do Verão é substituído pelo frio do Inverno, muitas vezes rigoroso. A Estação do Inverno abrange os meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março, sendo caracterizado, sobretudo pelas baixas temperaturas. Contudo, devido às mudanças climatéricas, o frio rigoroso chega cada vez mais cedo.
Deste modo, a ARS Algarve I.P., através do seu Departamento de Saúde Pública, activou no presente dia 15 de Novembro, o Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas «Módulo Frio», que pretende vigiar e monitorizar as temperaturas do ar, com vista a activar Alertas, sempre que haja risco para a saúde da população.
A exposição ao frio tem um impacto negativo na saúde, tais como, o enregelamento, a hipotermia, o agravamento de diversas doenças, cardiovasculares e respiratórias e até pode provocar a mortalidade.
Assim, este plano tem como objectivo minimizar os efeitos negativos das temperaturas baixas na saúde da população Algarvia, divulgando recomendações como medidas de prevenção e protecção e reforçando a prestação dos cuidados de saúde.
Uma das medidas tomadas é a avaliação diária do risco da população do Algarve, classificada em três níveis de Alerta, conforme a sua gravidade, sendo da responsabilidade do Departamento da Saúde Pública.

 
Tabela 1 – Classificação dos Níveis de Alerta do «Módulo Frio»
Fonte: http://www.arsalgarve.min-saude.pt/site/index.php

Perante uma situação de risco, onde as temperaturas sejam preocupantes, será comunicado aos Serviços de Saúde, às Entidades com responsabilidade na Protecção da população, Instituições, Freguesias, Autarquias, Unidades Hoteleiras, entre muitos outros.
É importante tomar em especial atenção aos grupos de risco: os idosos, crianças, sem abrigo e à população que tenha problemas de saúde (doenças crónicas).

Para reforçar esta ideia é fundamental acompanhá-la com um folheto sobre o Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas «Módulo Frio».

Imagem 1 - Folheto sobre o Plano de Contigência para as Temperaturas Extremas Adversas «Módulo Frio»
Fonte: http://www.arsalgarve.min-saude.pt/site/images/centrodocs/Folheto_Modulo_Frio_2011.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário