24 novembro, 2011

Educação Ambiental

“Educação Ambiental é Educar sobre o Ambiente, no Ambiente e pelo Ambiente” (Cristina Carapeto, 1998)
(Fonte: Carapeto, Cristina. Educação Ambiental. Universidade Aberta. Lisboa, 2001)

A Educação Ambiental envolve conceitos como a consciência, a participação e o respeito perante o Meio Ambiente que nos envolve.

Considera-se que a Educação Ambiental teve início, como domínio educativo, em 1972, na sequência das recomendações contidas na Declaração do Ambiente, documento que resultou da 1ª Conferência das Nações Unidas para o Ambiente, realizada em Estocolmo. Em 1977, na Conferência Intergovernamental sobre a Educação Ambiental, realizada em Tsibilisi (EUA), criou-se um processo de consciencialização sobre o valor da Natureza, para a população.

O objectivo da Educação Ambiental é consciencializar a população sobre os problemas do Ambiente, sendo que, a população deve ter conhecimentos, competências, motivações e sentido de compromisso, que permitam trabalhar individual ou colectivamente, na resolução dos problemas existentes e prevenir/impedir outros de novo.

 Assim: 

Segundo Fontes (1998), as crianças são o principal alvo do investimento educativo, pois este é o mecanismo através do qual os adultos terão de ser educados e sensibilizados para estas questões, tornando-se claro que a abordagem adoptada precisa de ser estruturada no sentido de tornar a população adulta mais consciente dos problemas ambientais, levando-a a agir de uma forma ambientalmente mais adequada
Acredito que as crianças podem agir como importantes catalisadores de mudança tanto no meio familiar como na comunidade, transmitindo o conhecimento ambiental e influenciando as atitudes e o comportamento dos pais.
É de sublinhar, e segundo o conteúdo funcional do Técnico de Saúde Ambiental (TSA), Decreto-Lei n.º 117/97 de 30 de Maio, este actua na área da Educação para a Saúde e Formação, nomeadamente no que compreende a participação em acções de promoção da protecção ambiental primária e da educação para o ambiente e para a saúde das populações, sendo competente para elaborar e executar projectos de educação para o ambiente que têm como objectivo a sensibilização e promoção da adopção de comportamentos, por parte das populações alvo, conducentes a um desenvolvimento sustentável, como pode realizar acções de sensibilização ambiental de âmbito comunitário, através de campanhas e de distribuição de informação à população residente na sua área de intervenção.

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