14 novembro, 2011

Bem-vindos à “Pegada Ambiental”

“A Saúde Ambiental compreende os aspectos da saúde humana (...) que são determinados por factores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos do ambiente. (...) inclui a avaliação, a correcção, a redução e a prevenção dos factores no ambiente que, potencialmente, podem afectar de forma adversa a saúde das gerações presentes e futuras.”
Plano Nacional de Saúde 2011
Olá Caros Leitores, sejam bem-vindos!

Sou a Ana Sanguessuga, aluna do 4º ano do II Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde de Beja. Encontro-me a realizar o estágio curricular em Vila Real de Santo António, no Centro de Saúde, na Unidade de Saúde Pública do ACES Sotavento, unidade funcional de Vila Real de Santo António.
Esta Unidade de Saúde Pública faz parte de uma rede pública de cuidados primários do Algarve, sendo constituído por três agrupamentos de Centro de Saúde (ACES), sendo eles, ACES Algarve I – Central; ACES Algarve II – Barlavento e ACES Algarve III – Sotavento

Vila Real de Santo António situa-se no Algarve, no distrito de Faro, junto à fronteira Espanhola. Este município é dividido em três freguesias, sendo estas, Vila Nova de Cacela, Monte Gordo e Vila Real de Santo António.
Imagem 1 – Freguesias do município de Vila Real de Santo António

O concelho de Vila Real de Santo António é circunscrito por Tavira, Castro Marim, Rio Guadiana e pelo Oceano Atlântico.


Curiosidade:
O Rio Guadiana separa o extremo português do extremo espanhol e durante muito tempo, Castro Marim era a cidade que protegia o território nacional, nesta zona, da vizinha Espanha, devido aos problemas políticos. Consequentemente, em 1773, foi assinada uma Carta Régia que mencionava a criação de uma cidade no extremo algarvio, intitulada Vila Real de Santo António.
Esta cidade surgiu no local onde antes existia uma povoação de pescadores denominada Santo António da Arenilha. O ministro do Rei D. José I, Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal), foi o responsável pela fundação desta cidade.
Em 1774, as Casas da Câmara, da Alfândega e os quartéis foram terminados e a Igreja estava em construção. Após dois anos, as obras estavam concluídas, sendo os edifícios construídos do mesmo modo que os da Baixa Lisboeta, em paralelo e perpendicular. A cidade de Vila Real de Santo António centra-se na Praça Marquês de Pombal perto da grande marginal do Rio Guadiana.

Imagem 2 – Praça Marquês de Pombal, centro da cidade de Vila Real de Santo António

Entre os séculos XIX e XX, a cidade vivia do sector da pesca, sobretudo da sardinha e do atum, tornando-se num importante centro pesqueiro e conserveiro, também sendo o porto para os barcos importante devido ao transporte mineiro que se fazia desde as minas de São Domingos.
Actualmente, Vila Real de Santo António vive do turismo, devido às inúmeras praias que trazem turistas nacionais e estrangeiros. As fontes de rendimento desta região são a restauração, a hotelaria e o comércio.

Sem comentários:

Enviar um comentário