15 abril, 2012

Rentokil Initial España


A Rentokil Initial é uma empresa multinacional, conceituada e líder de mercado na prestação de serviços, na área de Controlo de Pragas.
Praga designa-se como um surto de uma determinada espécie (ratos, ratazanas, baratas, formigas, entre outros) que pode provocar doenças epidémicas no homem, nos animais e nas plantas.
Segundo Food and Agriculture Organization of the United Nations, praga é qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais, ao Homem e aos animais.
A Rentokil é líder no mercado Espanhol, proporcionando serviços de desinfestação, desratização, desinfeção, controlo da Legionella, controlo de aves, tratamento da madeira, fumigação e de tratamento em atmosfera controlada (CAT), quer a empresas quer a particulares.

Gráfico 1 – Setores da Rentokil Initial (Controlo de Pragas)

 
DESRATIZAÇÃO
A Desratização é um método rápido e eficaz, que consiste na eliminação de ratos e ratazanas, em residências ou em empresas. É necessário elaborar um bom plano de prevenção, no controle deste tipo de praga, de forma a mantê-los longe das instalações.
No caso de se verificar ou observar sinais de roedores, nas residências ou nas empresas, é indispensável a ajuda profissional para combater esta praga, sendo que a Rentokil Initial realiza inspeções. Se a suspeita for confirmada, é adaptado um tratamento de controlo dos roedores, adequado às necessidades e condições das instalações.


DESINFESTAÇÃO
O Tratamento de desinfestação é um método que elimina qualquer praga de insetos que invadam residências ou empresas. Determina não só as causas que levam à infestação bem como traça um plano para evitar pragas futuras.
A praga mais usual que leva à intervenção da Rentokil Initial, em residências particulares, é a existência de baratas nas cozinhas e nas casas de banho. Quando se trata de um prédio de apartamentos, as baratas invadem vários através dos sistemas de águas pluviais. Em empresas, os tratamentos de desinfestação são realizados desde indústrias farmacêuticas até ao sector hoteleiro. Também são realizados tratamentos de desinfestação em museus, com o objetivo de evitar pragas de térmitas, besouros e outros insetos da madeira, que possam arruinar as obras de arte.

Um tratamento de desinfestação realiza os seguintes passos:
- Inspeção rigorosa do local onde ocorreu a infestação, bem como nas áreas vizinhas para conhecer o nível de gravidade;
- Investigação das causas que possam provocar o surgimento da praga de insetos;
- Traçar um tratamento que se adapte às instalações;
- Tratamento de desinfestação para extinguir a praga, a sua duração e gravidade dependerá da zona que se tratou, da gravidade da infestação e das condições ambientais;
- Devem tomar-se medidas preventivas para acautelar a recorrência dos insetos.

A Rentokil Initial combate as seguintes pragas:
- Vespas;
- Caruncho;
- Chinches;
- Formigas;
- Insetos de produtos armazenados;
- Moscas;
- Mosquitos;
- Pragas têxteis;
- Térmitas;
- Processionária do Pinheiro;
- Outras Pragas.


DESINFEÇÃO
A Rentokil Initial atua também na Desinfeção, sendo este um método eficaz para eliminar muitos ou todos os microorganismos patogênicos, tanto na água como nos locais de armazenagem da água, dos tratamentos feitos com químicos, entre outros.
O processo de desinfeção pode ser afetado por diferentes fatores como o período de exposição ao germicida, a concentração da solução do germicida, a temperatura e o pH do processo de desinfeção e a limpeza prévia do material.


CONTROLO DA LEGIONELLA

A Rentokil Initial oferece todos os recursos técnicos e humanos para garantir os melhores resultados na prevenção e controlo de Legionella, em todos os tipos de sistemas e instalações. Atua na prevenção e controlo de Legionella dos seguintes sistemas e instalações:
 
Gráfico 2 - Prevenção e Controlo da Legionella

O Departamento de Saúde Ambiental é constituído por profissionais experientes e com formação em várias áreas da saúde (biólogos, químicos, veterinários, entre outros). Ao longo dos anos, tem ganho experiência e conhecimentos através da participação em conferências, em fóruns de saúde e no setor de manutenção, permitindo garantir melhores resultados nas seguintes áreas:
      - Hospitais, Clínicas, Centros de Saúde, entre outos;
      - Hotéis e Estabelecimentos de Restauração;
      - Centros Desportivos;
      - Indústrias;
      - Centros de Lazer;
      - Habitações; 
      - Entre outros.

Assim, no setor de controlo de Legionella realizam:
- Estudos personalizados às instalações de cada estabelecimento, baseando-se nas diretrizes do Real Decreto 865/2003, no que diz respeito às avaliações de risco para cada tipo de instalações;
- Um programa de manutenção ou controlo específico para cada tipo de instalações e para os riscos identificados, propondo medidas corretivas a adaptar;
- Tratamentos de limpeza, desinfeção, manutenção e/ou choque segundo SCO/317/2003;
- Colheitas de amostra de água de Legionella, analisadas na rede de laboratórios qualificados que colaboram com a Rentokil Initial;
- A instalação e manutenção de equipamentos de dosagem de biocida, equipamentos de purga automática, cloro, controladores de pH e outros produtos de limpeza (inibidores de corrosão, escala, entre outros);
- Formações dos profissionais na manutenção de instalação, com o objetivo de realizarem as atividades com sucesso;
- O desenvolvimento de um Livro de Registro das operações de manutenção para as instalações de risco.


CONTROLO DE AVES
No controlo das aves, a Rentokil Initial está limitada aos métodos utilizados no controlo dos mesmos, devido à legislação e à opinião pública.
Os profissionais atuam aquando da existência de pragas verificadas em espécies protegidas e não protegidas, nas seguintes espécies:
        - Pombo Bravo;
        - Pardal doméstico;
        - Pomba;
        - Pássaros.

Existem duas maneiras de controlar as aves:
      - Por método preventivo ou deslocamento que serve para evitar a penetração ou a paragem nos edifícios;
        - Por eliminação que impliquem a sua destruição por métodos.


FUMIGAÇÃO E TRATAMENTO EM ATMOSFERA CONTROLADA (CAT)
Tanto a Fumigação, realizada com gases muito tóxicos, como o Tratamento em Atmosfera Controlada (CAT), que se realiza com gases inertes, têm por objetivo criar um ambiente ou estrutura fechada e impermeável a gases, contendo uma concentração suficiente de gás fulminante, a uma temperatura adequada e durante o tempo suficiente para matar os insetos existentes no seu interior. Posteriormente, o gás é ventilado de maneira segura no final do tratamento.

FUMIGAÇÃO
A Fumigação é um tratamento realizado à base de um fumigante, um produto químico, em que a temperatura e pressão normais, podem existir como gás, mantendo-se uma concentração suficiente para eliminar as pragas. Os gases fulmigantes são derivados dos fumos, das névoas e dos aerossóis.
Este tratamento pode ser utilizado em bens e artigos valiosos que podem ser danificados com sprays, sendo que elimina não só os insetos como pode matar ratos/ratazanas vivas, dentro dos locais fulminados.

TRATAMENTO EM ATMOSFERA CONTROLADA (CAT)
O Tratamento em Atmosfera Controlada (CAT) é um procedimento especializado no controlo de pragas, destinado a proteger objetos de grande valor histórico ou artístico e que sofram ataques de pragas.
Este tratamento é utilizado em esculturas, coleções de bibliotecas, museus, galerias, instalações de arquivos, fontes privadas, tapeçarias, entre outros.
Este tratamento é feito em ambiente fechado, dentro de uma bolha, em atmosfera controlada e com os objetos no seu interior. A bolha é preenchida com azoto para erradicar todos os estádios dos insectos.
O CAT é realizado em objetos de valor, de uma forma segura e limpa, para eliminar as pragas, não deixando resíduos de quaisquer espécies.


TRATAMENTO DA MADEIRA
O Tratamento da madeira é realizado contra as pragas de carunchos, besouros, traças, piolhos dos livros, ácaros, entre outros. Para realizar os tratamentos podem utilizar-se insetícidas líquidos, fumos insetícidas, pó insetícida ou aerossóis de libertação automática assim como  a fumigação ou o tratamento de atmosfera controlada (CAT), dependendo da praga e do local em causa.
Os tratamentos considerados eficazes e seguros são realizados segundo o Protocolo de Segurança, protegendo sempre adequadamente os locais de aplicação dos tratamentos, tendo sempre em atenção o “prazo de segurança” dos produtos, evitando a contaminação dos alimentos e superfícies de preparação dos mesmos.



Todos os profissionais/técnicos da Rentokil Initial são experientes e têm formação específica nas áreas referidas, sendo que todos seguem o protocolo de segurança no trabalho e medidas necessárias para combater as pragas. 

Referências Bibliográficas
Food and Agriculture Organization of the United Nations. Consultado a 8 de Março de 2012. Disponível em URL: http://www.fao.org/index_en.htm
IBARAKI – Controle de Pragas e Desentupimento. Desratização. Consultado a 8 de Março de 2012. Disponível em URL: http://www.ibaraki.com.br/desratizacao.htm
Rentokil – Los expertos en Control de Plagas. Guia de operaciones para servicios. 2º Edición. 2009. Consultado a 8 de Março de 2012.
Rentokil España. Consultado a 8 de Março de 2012. Disponível em URL: http://www.rentokil.es/index.html

Sem comentários:

Enviar um comentário