26 abril, 2012

“Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho”

 Figura 1 - Logótipo do "Dia Munidal de Prevenção e Segurança no Trabalho"

“Apostar na prevenção é garantir um futuro para trabalhadores e empresas.”
 
O dia 28 de abril é comemorado mundialmente, desde 1996, como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2001, que reconhece e apoia este dia, sendo atualmente celebrado de modo oficial em inúmeros países.
Em Portugal, a Assembleia da República, instituiu o dia 28 de abril como sendo o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho”, através da Resolução n.º 44/2001, recomendando o Governo, no âmbito das respectivas comemorações, realizar campanhas de informação, formação e prevenção, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.
Classificam-se como doenças profissionais aquelas que são adquiridas na sequência do exercício do trabalho em si, considerando-se deste modo, como acidentes de trabalho, quando delas decorre a incapacidade para o trabalho.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), responsável pela promoção da melhoria das condições de trabalho e o Instituto da Segurança Social, IP., responsável pelas matérias relacionadas com doenças ou incapacidades resultantes de riscos profissionais estão fortemente empenhados em celebrar esta importante efeméride, como forma de sensibilizar os trabalhadores, empregadores e restante comunidade para a problemática da segurança e saúde no trabalho. Está também associada a esta iniciativa, como em anos anteriores, a Organização Internacional do Trabalho.

Figura 2 - Poster do "Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho"

No próximo dia 28 de abril de 2012 comemora-se então o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho (DNPST) que, este ano, alerta para a importância da promoção da segurança e saúde no trabalho num contexto de crise económica. Este dia tem como objetivo informar e sensiblizar toda a população para a importância desta temática, sendo fundamental sensiblizar a mesma, no que diz respeito, ao contributo para a qualificação dos trabalhadores, não só como forma de combater o desemprego, mas também como forma de impulsionar a competitividade das empresas no mercado.
É essencial investir na melhoria das condições de Segurança e Saúde no Trabalho, visto que, “(...) a diminuição dos investimentos em matéria de Segurança e Saúde tem como consequência a degradação das condições de trabalho, a que se associa uma maior probabilidade de ocorrência de acidentes de trabalho em geral, e em particular, acidentes de trabalho, doenças profissionais e desmotivação dos trabalhadores, que constitui umas das principais causas de absentismo” (ACT, 2012). Por isso, é necessário prevenir, porque pequenos passos são decisivos para evitar riscos com consequências graves e irreversíveis.

No âmbito deste dia, a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), promove a nível nacional duas sessões comemorativas. A primeira  será no dia 27 de abril, na Sala do Senado da Assembleia da República, Sessão Solene Comemorativa, com a entrega  do Relatório Nacional de Atividades de Segurança e Saúde no Trabalho 2011, pelo Coordenador Executivo da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho. A segunda sessão Comemorativa do “Dia” será a 28 de abril. Foi escolhida a cidade  de Guimarães, este ano Capital Europeia da Cultura, onde será apresentada uma comunicação sobre “A importância da segurança e saúde no trabalho, num contexto de crise económica: contributo para a qualificação dos trabalhadores e a competitividade das empresas”.
Para além das atividades acima referidas, poderão ser realizadas outras iniciativas regionais possíveis de serem participadas. Consulte http://www.dnpst.eu/campanhas.php?Conteudo=Iniciativas relativo a outras iniciativas.


 Video 1 - Música "Não te podes esquecer" para o "Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho"

É muito importante investir na promoção da segurança e saúde no trabalho.  Das consequências de acidentes de trabalho, na União Europeia (EU), resultam anualmente, aproximadamente 160 mil casos de doenças profissionais e registam-se  cerca de 6 mil mortes.
Em Portugal, em 2011 a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) realizou 161 inquéritos de Acidentes de Trabalho Mortais.


No atual contexto de crise, a saúde e a segurança dos trabalhadores tendem a ser ainda mais secundarizadas, correndo-se o risco de um aumento exponencial de mortes e acidentes no trabalho.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), é uma das instituições mais atentas a estas questões, estando preocupada com os efeitos da crise na qualidade do trabalho, tendo em conta a tendência de retração das empresas, particularmente as pequenas e microempresas, levando à eventual diminuição dos investimentos em matéria de segurança e saúde. Essa tendência poderá causar mais acidentes e doenças profissionais. Contudo, é fundamental apostar na qualificação dos recursos humanos portugueses, tanto ao nível de empresários como de trabalhadores como instrumento precioso para rentabilizar a competitividade e a qualidade do trabalho.

Para finalizar, é fundamental que as empresas tenham um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, visto ser um instrumento de gestão que tem por objetivo garantir que os locais de trabalho se tornem lugares mais saudáveis e seguros, envolvendo para tal trabalhadores, empregadores e restantes recursos da empresa.

Video 2 - Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho


“NÃO TE PODES ESQUECER … DAS REGRAS DE SEGURANÇA”


Cimex lectularius em Espanha



O Cimex lectularius está de volta à Espanha. Esta espécie, praticamente desapareceu a partir da década 50, quando a utilização de insetícidas de efeito residual, como o DDT, passou a ser uma prática comum e bastante eficaz, no seu controlo.
Nos últimos anos a ocorrência de infestações desta praga começou a aumentar, na qual considerava-se erradicada em Espanha, segundo a Asociación Nacional de Empresas de Control de Plagas.
A proibição da utilização do DDT, associada ao crescimento das viagens internacionais e ao aumento da densidade populacional, com baixas condições sociais na periferia das grandes cidades, são as causas mais prováveis para o seu retorno.
O Cimex lectularius é um viajante mundial. Consegue esconder-se nas bagagens dos viajantes sendo assim transportado para novos destinos.
No presente momento, o problema é generalizado na Espanha. O Cimex lectularius é uma espécie muito difícil de controlar porque consegue expandir-se com enorme facilidade.

Figura 1 – Cimex lectularius

Existem 20 mil espécies de Cimex lectularius no mundo, com cerca de 40 mil tipos. Estas espécies podem ser encontradas em qualquer habitat nomeadamente florestas, cidades, pântanos, mares e desertos, mas a maioria reside nos trópicos e subtrópicos.
O Cimex lectularius é conhecido por percevejo (em Portugal) ou chinche (em Espanha) e pertence à Ordem Hemiptera.
É um parasita hematófago (repasto sanguíneo), que ataca o homem, animais e pássaros domésticos e selvagens, morcegos, roedores e outras espécies de sangue quente, com o objetivo de realizar uma refeição de sangue.

Figura 2 - Vários tipos de Cimex lectularius

O Cimex lectularius é um pequeno inseto com formato oval e achatado, sem asas, mede menos de um centímetro de comprimento, sendo a sua coloração castanho avermelhada. Tem incluído na extensão da “boca” algo parecido com uma seringa, podendo inseri-la, na pele do hospedeiro.
Este parasita não tem preferência por nenhuma parte específica do corpo, atacando qualquer parte exposta da pele, podendo levar entre três a dez minutos para que fique saciado. O hospedeiro quando está a ser picado quase nunca acorda.
A espécie Cimex lectularius pode sobreviver até um ano sem se alimentar, numa fonte de sangue. Estes parasitas, devido às suas pequenas dimensões, são capazes de infestar casas pela migração ativa, caminhando por fios elétricos, rachaduras e interstícios e comunicar às casas vizinhas, ou de migração passiva, transportados por pássaros, morcegos ou pessoas, ou escondidos na roupa ou equipamento novo ou usado que entra na residência. Contudo, são capazes de se esconder em pequenas rachaduras, poltronas, cadeiras estofadas, estrados de cama, costuras do tecido do colchão, colchões, fendas nas paredes e molduras, pilhas de roupa, buracos no teto e praticamente qualquer área escura e protegida, que sejam ótimas moradias. Preferem madeira e tecido ao invés de plástico e metal, vivendo principalmente nas áreas mais habitadas de uma casa ou prédio, como um quarto ou quarto de hotel.

CICLO DE VIDA
A Cimex lectularius tem um ciclo de vida composto por cinco transformações e, para transitar ao seguinte estado de desenvolvimento, necessita alimentar-se de sangue. Em condições ótimas de temperatura (22ºC), o ciclo de desenvolvimento pode ter a duração de 37 dias. Dependendo da alimentação e da temperatura estes parasitas adultos podem viver cerca de um ano.

Figura 3 – Ciclo de vida da Cimex lectularius

O esqueleto da Cimex lectularius é análogo a todos os insectos, encontrando-se na parte exterior do corpo (exosqueleto). Para crescer devem fazer refeições de sangue e mudar o exosqueleto, denominado como muda.
Depois de passar pelos cinco estados de desenvolvimento, estes convertem-se em Cimex lectularius adultos.

Figura 4 – Diferença entre o macho e a fêmea de Cimex lectularius

Os machos e as fêmeas devem alimentar-se para se reproduzirem. Durante o seu ciclo de vida, as fêmeas podem libertar até 350 ovos e chocam-nos, no prazo de dez dias, criando assim uma população em constante crescimento. Os ovos eclodem as ninfas, muito semelhantes aos adultos, mas menores.
Quando atingem a fase adulta e maturidade sexual, vivem até quatro meses ou mais e, num ano, podem atingir até quatro gerações.
Em adultos, alimentam-se em média uma vez por semana, durante três a quinze minutos. Quando a temperatura cai abaixo de 16ºC, os adultos entram no estado de semi-hibernação para que eles possam sobreviver por meses.

Figura 5 – Cimex lectularius

Durante o dia, estes parasitas ficam escondidos mas, durante a noite, saem para procurar um hospedeiro que servirá de refeição.
A presença do Cimex lectularius é notada quando surgem picadas pelo corpo, principalmente na região do pescoço, tronco superior, braços e mãos.
Uns dos sinais da sua presença são as manchas vermelhas ou marrons dos seus excrementos e um cheiro característico desagradável doce, que devem ser observadas.
Deste modo, deve ser realizada uma investigação nos potenciais esconderijos destes parasitas, além de tentar avaliar a origem da infestação.
Uma boa limpeza, em todos os locais com aspiração e uma verificação dos potenciais esconderijos são excelentes medidas para minimizar o problema. No entanto, uma empresa controladora de pragas deve ser contactada para realizar o controlo químico que na maioria das vezes é essencial.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLO
Quando se suspeita da existência deste parasita, deve realizar-se uma investigação nos potenciais esconderijos para tentar averiguar onde pode ter surgido a infestação. Contudo, é necessário tomar algumas medidas de prevenção e controlo quando se fala em Cimex lectularius, tais como:
- Não levar colchões e roupas de cama usados para casa;
- Quando viajar, assegurar-se de inspecionar todas as roupas e bagagens antes de voltar para casa;
- Realizar uma limpeza doméstica com regularidade, incluindo a aspiração dos colchões;
- Não deixar objetos espalhados porque ajuda a reduzir o número de esconderijos destes parasitas;
- Ter atenção na compra de mobília ou vestuário usados, inspecionando os artigos usados perguntando sempre aos comerciantes se os artigos foram verificados.

Na suspeita do parasita Cimex lectularius deve:
- Verificar se alguém em casa apresenta marcas de picadas e se há sinais de sangue nos lençóis;
- Inspecionar locais escuros da casa ao detalhe;
- Aspirar e limpar tanto os colchões como partes da cama;
- Colocar os colchões na vertical para examinar bem as fissuras e costuras dos colchões;
- Lavar a roupa da cama e o vestuário a altas temperaturas (> 60 º C);
- Examinar os móveis que estão perto da cama onde se podem esconder;
- Não utilizar inseticidas por sua conta própria.

Se verificar que o problema persiste, deve procurar/consultar uma empresa especializada no controlo destas pragas, para tratar este problema. Caso seja necessário, deve utilizar técnicas e produtos para combater a infestação os quais apresentem o menor risco para a saúde humana e meio ambiente.

Video 1 - Como eliminar o parasita Cimex lectularius

Os técnicos especializados da Rentokil, quando realizam uma visita a um estabelecimento de hotelaria ou habitação devido à suspeita deste parasita, irão investigar os potenciais locais de ocorrência desta praga. Como já referi, estes parasitas encontram-se, na sua maioria, nos locais mais movimentados ou frequentados pelo ser humano e locais de descanso, nomeadamente os dormitórios e as salas de estar.
Na sua visita e para estabelecer o tratamento adequado são verificados os sofás, cadeiras, móveis, cortinas, colchões e as estruturas das camas, sobretudo as pregas, fendas e partes inferiores, assim como outras áreas onde os parasitas procuram esconder-se.
Contudo, quando é necessário ou o cliente prefere, são utilizados cães treinados para farejar o parasita Cimex lectularius, que ajudam a descobrir se existe uma infestação e os locais onde se escondem. Normalmente, estes cães treinados são levados para estabelecimentos de hotelaria com o intuito de verificar o número de habitações infestadas procedendo-se, de seguida, ao tratamento necessário.

Video 2 - Senhor Luis Calderon a falar sobre o parasita Cimex lectularius e uma demonstração do cão treinado para encontrar o mesmo

Video 3 - Senhor Luis Calderon a falar sobre o parasita Cimex lectularius e uma demonstração do cão treinado para encontrar o mesmo

Os técnicos profissionais da Rentokil Initial devem conhecer a biologia da praga para utilizar esses conhecimentos como ajuda no controlo da infestação. Para realizar o tratamento inicial é necessário procurar todos os possíveis indícios que podem indicar atividade, inspecionando e tratando todos os possíveis refúgios. Estes parasitas podem viajar a certas distâncias, portanto, é necessário tratar também as habitações contínuas e aquelas que se situam nos patamares superiores e inferiores da habitação afetada pela infestação.

Os tratamentos que se podem aplicar são:
- Uso de pó de contacto (a base de piretroides ou carbamatos, que se deve aplicar uma fina camada nos refúgios secos e pouco acessíveis);
- Pulverização com produtos adequados (a base de piretroides ou carbamatos);
- Fumigação gasosa;
- Fumos inseticidas;
- Reguladores de crescimento;
- Tratamento por calor.

É necessário ter em linha de conta que atualmente os parasitas Cimex lectularius estão a produzir resistência e, nalguns casos, pode ser necessário uma adequada programação de produtos e aplicações até poder controlar a infestação.

O tratamento por calor é o mais utilizado pelos técnicos da Rentokil Initial porque os clientes procuram os serviços numa fase avançada. Desta forma, este tratamento é realizado com canhões de calor que passam pelos ventiladores e ao dispersarem-se pela habitação atingem uma temperatura de 60ºC, a qual se deve manter, durante quatro horas para eliminar esta praga. Neste caso, a entrada no local deverá ser vedada, nos quinze dias subsequentes.
Após o tratamento inicial, é possível o avistamento de alguns parasitas vivos, durante dez dias, o que é absolutamente normal. Por este motivo, a Rentokil Initial estabelece três visitas de seguimento a ser realizadas, para assegurar que o parasita Cimex lectularius seja eliminado. Para voltar a tratar todos os refúgios identificados, o período entre os tratamentos a realizar, nas visitas de seguimento, deve ser de sete a dez dias.
Devem ser realizadas, quando é necessário, inspeções noturnas para identificar os possíveis refúgios e detetar a infestação com mais evidência.

Video 4 - Senhor Fernando Menendez inspecionando a habitação com o cão treinado e realizando o tratamento de calor

Os tratamentos realizam-se segundo o protocolo de segurança previamente acordados com o cliente e deverão ser eficazes e seguros, protegendo sempre adequadamente o cliente durante as aplicações, tendo em conta os “prazos de segurança” dos produtos e evitando, o mais possível, contaminações por contacto.

RISCO PARA A SAÚDE
A espécie Cimex lectularius não é considerada vetor específico de doença, mas a picada deste parasita é mais irritante do que realmente nociva, visto que desconhece-se casos de doenças infeciosas transmitidas pela mordidela nos humanos.
Quando o Cimex lectularius faz a sua refeição, perfura a pele para sugar o sangue. Contudo, liberta um pouco de saliva, na pele machucada, que pode resultar numa reação alérgica à picada.
Os sintomas que, na maioria das vezes, se sentem após a mordida pelo parasita são coceira, inchaço, irritação, ardor e inflamação cutânea, reações que podem durar uma semana ou mais.
As picadas ou a exposição à saliva não provocam reações alérgicas nalgumas pessoas. Porém, poderá surgir alguma infeção, no local da mordidela causada pela comichão.
Muitas pessoas nunca chegam a saber que foram mordidas. Outras podem sofrer inflamações severas e possíveis infeções devido à mordidela do parasita.
Apesar da Cimex lectularius não ser considerado um vetor específico de doença, esta pode provocar grandes danos ou até a morte, devido aos efeitos secundários: asma, urticárias e até mesmo alergias perigosas e fatais.

Figura 6 – Mordida do parasita Cimex lectularius na perna, braços e tronco superior


Como futura Técnica de Saúde Ambiental e segundo o Decreto-Lei n.º 117/95 de 30 de Maio, tenho o dever de identificar e caracterizar fatores de risco para a saúde originados no ambiente, realizando a vigilância sanitária básica e luta contra meios e agentes de transmissão de doença.
Contudo, como referi acima, o Cimex lectularius não é considerado um vetor transmissível de doença mas tenho o propósito de prevenir e promover a saúde pública, realizando ações de controlo e vigilância sanitária de sistemas, estruturas e atividades com interação no ambiente, para prevenir e controlar esta praga.
Na Rentokil, o meu dever como Técnica de Saúde Ambiental é identificar e caracterizar os fatores de risco para a saúde e promover ações de controlo e vigilância desta praga, nos locais que necessitam ajuda.

“Boa noite, durma bem, não deixe que os percevejos o mordam”

15 abril, 2012

Rentokil Initial España


A Rentokil Initial é uma empresa multinacional, conceituada e líder de mercado na prestação de serviços, na área de Controlo de Pragas.
Praga designa-se como um surto de uma determinada espécie (ratos, ratazanas, baratas, formigas, entre outros) que pode provocar doenças epidémicas no homem, nos animais e nas plantas.
Segundo Food and Agriculture Organization of the United Nations, praga é qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais, ao Homem e aos animais.
A Rentokil é líder no mercado Espanhol, proporcionando serviços de desinfestação, desratização, desinfeção, controlo da Legionella, controlo de aves, tratamento da madeira, fumigação e de tratamento em atmosfera controlada (CAT), quer a empresas quer a particulares.

Gráfico 1 – Setores da Rentokil Initial (Controlo de Pragas)

 
DESRATIZAÇÃO
A Desratização é um método rápido e eficaz, que consiste na eliminação de ratos e ratazanas, em residências ou em empresas. É necessário elaborar um bom plano de prevenção, no controle deste tipo de praga, de forma a mantê-los longe das instalações.
No caso de se verificar ou observar sinais de roedores, nas residências ou nas empresas, é indispensável a ajuda profissional para combater esta praga, sendo que a Rentokil Initial realiza inspeções. Se a suspeita for confirmada, é adaptado um tratamento de controlo dos roedores, adequado às necessidades e condições das instalações.


DESINFESTAÇÃO
O Tratamento de desinfestação é um método que elimina qualquer praga de insetos que invadam residências ou empresas. Determina não só as causas que levam à infestação bem como traça um plano para evitar pragas futuras.
A praga mais usual que leva à intervenção da Rentokil Initial, em residências particulares, é a existência de baratas nas cozinhas e nas casas de banho. Quando se trata de um prédio de apartamentos, as baratas invadem vários através dos sistemas de águas pluviais. Em empresas, os tratamentos de desinfestação são realizados desde indústrias farmacêuticas até ao sector hoteleiro. Também são realizados tratamentos de desinfestação em museus, com o objetivo de evitar pragas de térmitas, besouros e outros insetos da madeira, que possam arruinar as obras de arte.

Um tratamento de desinfestação realiza os seguintes passos:
- Inspeção rigorosa do local onde ocorreu a infestação, bem como nas áreas vizinhas para conhecer o nível de gravidade;
- Investigação das causas que possam provocar o surgimento da praga de insetos;
- Traçar um tratamento que se adapte às instalações;
- Tratamento de desinfestação para extinguir a praga, a sua duração e gravidade dependerá da zona que se tratou, da gravidade da infestação e das condições ambientais;
- Devem tomar-se medidas preventivas para acautelar a recorrência dos insetos.

A Rentokil Initial combate as seguintes pragas:
- Vespas;
- Caruncho;
- Chinches;
- Formigas;
- Insetos de produtos armazenados;
- Moscas;
- Mosquitos;
- Pragas têxteis;
- Térmitas;
- Processionária do Pinheiro;
- Outras Pragas.


DESINFEÇÃO
A Rentokil Initial atua também na Desinfeção, sendo este um método eficaz para eliminar muitos ou todos os microorganismos patogênicos, tanto na água como nos locais de armazenagem da água, dos tratamentos feitos com químicos, entre outros.
O processo de desinfeção pode ser afetado por diferentes fatores como o período de exposição ao germicida, a concentração da solução do germicida, a temperatura e o pH do processo de desinfeção e a limpeza prévia do material.


CONTROLO DA LEGIONELLA

A Rentokil Initial oferece todos os recursos técnicos e humanos para garantir os melhores resultados na prevenção e controlo de Legionella, em todos os tipos de sistemas e instalações. Atua na prevenção e controlo de Legionella dos seguintes sistemas e instalações:
 
Gráfico 2 - Prevenção e Controlo da Legionella

O Departamento de Saúde Ambiental é constituído por profissionais experientes e com formação em várias áreas da saúde (biólogos, químicos, veterinários, entre outros). Ao longo dos anos, tem ganho experiência e conhecimentos através da participação em conferências, em fóruns de saúde e no setor de manutenção, permitindo garantir melhores resultados nas seguintes áreas:
      - Hospitais, Clínicas, Centros de Saúde, entre outos;
      - Hotéis e Estabelecimentos de Restauração;
      - Centros Desportivos;
      - Indústrias;
      - Centros de Lazer;
      - Habitações; 
      - Entre outros.

Assim, no setor de controlo de Legionella realizam:
- Estudos personalizados às instalações de cada estabelecimento, baseando-se nas diretrizes do Real Decreto 865/2003, no que diz respeito às avaliações de risco para cada tipo de instalações;
- Um programa de manutenção ou controlo específico para cada tipo de instalações e para os riscos identificados, propondo medidas corretivas a adaptar;
- Tratamentos de limpeza, desinfeção, manutenção e/ou choque segundo SCO/317/2003;
- Colheitas de amostra de água de Legionella, analisadas na rede de laboratórios qualificados que colaboram com a Rentokil Initial;
- A instalação e manutenção de equipamentos de dosagem de biocida, equipamentos de purga automática, cloro, controladores de pH e outros produtos de limpeza (inibidores de corrosão, escala, entre outros);
- Formações dos profissionais na manutenção de instalação, com o objetivo de realizarem as atividades com sucesso;
- O desenvolvimento de um Livro de Registro das operações de manutenção para as instalações de risco.


CONTROLO DE AVES
No controlo das aves, a Rentokil Initial está limitada aos métodos utilizados no controlo dos mesmos, devido à legislação e à opinião pública.
Os profissionais atuam aquando da existência de pragas verificadas em espécies protegidas e não protegidas, nas seguintes espécies:
        - Pombo Bravo;
        - Pardal doméstico;
        - Pomba;
        - Pássaros.

Existem duas maneiras de controlar as aves:
      - Por método preventivo ou deslocamento que serve para evitar a penetração ou a paragem nos edifícios;
        - Por eliminação que impliquem a sua destruição por métodos.


FUMIGAÇÃO E TRATAMENTO EM ATMOSFERA CONTROLADA (CAT)
Tanto a Fumigação, realizada com gases muito tóxicos, como o Tratamento em Atmosfera Controlada (CAT), que se realiza com gases inertes, têm por objetivo criar um ambiente ou estrutura fechada e impermeável a gases, contendo uma concentração suficiente de gás fulminante, a uma temperatura adequada e durante o tempo suficiente para matar os insetos existentes no seu interior. Posteriormente, o gás é ventilado de maneira segura no final do tratamento.

FUMIGAÇÃO
A Fumigação é um tratamento realizado à base de um fumigante, um produto químico, em que a temperatura e pressão normais, podem existir como gás, mantendo-se uma concentração suficiente para eliminar as pragas. Os gases fulmigantes são derivados dos fumos, das névoas e dos aerossóis.
Este tratamento pode ser utilizado em bens e artigos valiosos que podem ser danificados com sprays, sendo que elimina não só os insetos como pode matar ratos/ratazanas vivas, dentro dos locais fulminados.

TRATAMENTO EM ATMOSFERA CONTROLADA (CAT)
O Tratamento em Atmosfera Controlada (CAT) é um procedimento especializado no controlo de pragas, destinado a proteger objetos de grande valor histórico ou artístico e que sofram ataques de pragas.
Este tratamento é utilizado em esculturas, coleções de bibliotecas, museus, galerias, instalações de arquivos, fontes privadas, tapeçarias, entre outros.
Este tratamento é feito em ambiente fechado, dentro de uma bolha, em atmosfera controlada e com os objetos no seu interior. A bolha é preenchida com azoto para erradicar todos os estádios dos insectos.
O CAT é realizado em objetos de valor, de uma forma segura e limpa, para eliminar as pragas, não deixando resíduos de quaisquer espécies.


TRATAMENTO DA MADEIRA
O Tratamento da madeira é realizado contra as pragas de carunchos, besouros, traças, piolhos dos livros, ácaros, entre outros. Para realizar os tratamentos podem utilizar-se insetícidas líquidos, fumos insetícidas, pó insetícida ou aerossóis de libertação automática assim como  a fumigação ou o tratamento de atmosfera controlada (CAT), dependendo da praga e do local em causa.
Os tratamentos considerados eficazes e seguros são realizados segundo o Protocolo de Segurança, protegendo sempre adequadamente os locais de aplicação dos tratamentos, tendo sempre em atenção o “prazo de segurança” dos produtos, evitando a contaminação dos alimentos e superfícies de preparação dos mesmos.



Todos os profissionais/técnicos da Rentokil Initial são experientes e têm formação específica nas áreas referidas, sendo que todos seguem o protocolo de segurança no trabalho e medidas necessárias para combater as pragas.