31 dezembro, 2011

Boas Entradas em 2012


Os fogos de artifício anunciam que o novo ano chegou e as taças de champanhes cruzam-se anunciando que o ano 2011 fica distante.
Os seres humanos cruzam os seus olhares e de mãos entrelaçadas, num abraço caloroso, num só pensamento, têm como desejo e ambição que haja no ano que se avizinha paz, amor e saúde. Nesse instante, não importa a nação, a língua, a cor, a origem, a mágoa, o rancor, o ódio e todos cantam uma só canção, um só hino de esperança. Esquece-se o passado e abre-se a mente para o futuro venturoso, cheio de esperança que irão viver porque só o Homem pode alterar os rumos da vida.
Com a entrada no novo ano as doze passas são as mais requisitadas e nesse momento, todos pedem desejos e muitos reflectem nos erros e nas vitórias que nele tiram benefício.

Desejo que no novo ano que se inicia, possam viver intensamente cada momento com muita paz, amor, saúde e esperança e que todos os vossos desejos se realizem.

 (Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=J9OqAw7Lj9U)

Votos de um Feliz Ano Novo!

27 dezembro, 2011

"Processionária do Pinheiro"

Figura 1 – Ninho da Processionária
Numa das visitas à bela Vila de Alcoutim, tive a possibilidade de ver um ninho da Processionária (Figura 1), que se localizava junto à Zona Balnear do Pego Fundo. (Figura 2) Esta designa-se também como lagarta do pinheiro, sendo o seu nome científico Thaumetopoea pityocampa Schiff., e é um insecto desfolhador, que pode parasitar todas as espécies de Pinheiros (Pinus) e Cedros (Cedrus), em Portugal.
É de notar, que nos últimos anos, têm-se verificado ataques de elevada intensidade desta praga, sendo o principal factor as condições climáticas.
Em termos de Saúde Pública, a Processionária pode provocar graves problemas de saúde, tendo efeitos nocivos nos humanos e também animais, devido a esta espécie libertar milhares de pêlos urticantes que se espalham pelo ar, causando sinais e sintomas de reacções alérgicas, nomeadamente:
            - Urticária (irritações na pele, geralmente ardor, comichão e manchas avermelhadas na pele);
             - Irritações nos olhos (olhos avermelhados, inchados e com comichão);
             - Alterações no aparelho respiratório (dificuldade respiratória).

 Figura 2 – Ninho da Processionária em Alcoutim

Ciclo de vida
Figura 3 – Ciclo de vida da processionária

O ciclo de vida da Processionária contém cinco estádios de crescimento, que abrange duas fases que decorrem em estados diferentes do ecossistema. A fase aérea na copa do hospedeiro inclui a postura e o desenvolvimento larvar e a fase subterrânea constituída pela pré-pupação, pupação e desenvolvimento do adulto. (Figura 3)
A passagem de uma fase à outra verifica-se entre Fevereiro e Maio com a migração colectiva das lagartas, que abandonam o hospedeiro em procissão para se enterrarem no solo a alguns centímetros de profundidade (entre 10 a 20 centímetros). (Figura 4)

Figura 4 – Lagartas de Thaumetopoea pytiocampa em procissão

A lagarta do pinheiro, nomeadamente a lagarta de Thaumetopoea pytiocampa evolui pelas seguintes fases:
                        - Ovo
                        - Lagarta
                        - Pupa ou Crisálida (Casulo)
                        - Insecto Adulto (Borboleta)


Figura 5 – Fases da Processionária

O ciclo da Processionária inicia-se com o acasalamento dos insectos adultos (Borboletas), iniciado em Junho e prolongando-se até meados de Agosto, onde as fêmeas após fecundadas procuram um local adequado para dar inicio à fase aérea, mais propriamente, a postura.
Com o inicio do desenvolvimento larvar, nascem as lagartas, em meados de Setembro. (Figura 6) Findo o primeiro estádio de desenvolvimento larvar, onde a duração é de cerca de quinze a vinte dias, as lagartas sofrem a primeira muda, onde estas apresentam pêlos brancos na região lateral e pêlos alaranjados na região dorsal, destacando-se logo pequenas manchas negras em cada segmento, que correspondem aos receptáculos dos futuros pêlos urticantes.
A partir do terceiro estádio, as lagartas, após fazerem os seus ninhos definitivos, aglomeram-se. A estrutura dos ninhos feitos, possibilita uma eficaz acumulação de calor, que permite a sobrevivência das lagartas durante o Inverno. Estas alimentam-se durante o período nocturno, ficando presas por um fio sedoso, que lhes permite regressarem.
Nos últimos estádios de desenvolvimento larvar, o aparelho defensivo das lagartas está formado, sendo composto por oito receptáculos localizados entre o primeiro e o oitavo segmentos abdominais, onde cada um dos segmentos contêm aproximadamente 120000 pêlos urticantes de coloração alaranjada e com propriedades urticantes, que causam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório. Estas alergias são sempre muito desagradáveis e podem ter consequências graves na saúde pública, dependendo da sensibilidade do indivíduo atingido.
Após terminar a fase aérea, mais especificamente o desenvolvimento larvar, inicia-se a fase subterrânea com a procissão das lagartas até ao solo, na procura de um local para puparem, sendo esta, liderada por uma fêmea. (Figura 7) A procura de um local pode prolongar-se durante vários dias com protecção provisória nocturna ou perante condições atmosféricas desfavoráveis.
O contacto com esta espécie pode causar intoxicação, assumindo um carácter sazonal que depende do clima da região, com maior incidência na Primavera e no Verão.

Figura 6 – Processionária do Pinheiro


 Figura 7 – Processionária do Pinheiro em procissão

 
“Prevenir é melhor que remediar”

É de salientar, que os insectos apenas se tornam pragas quando se altera o seu equilíbrio natural. Deste modo, sugere-se que previamente a qualquer tratamento efectivo seja levado a cabo um conjunto de trabalhos expeditos de monitorização que permitam uma melhor adequação das acções a realizar. As acções de avaliação preliminar no caso da Processionária do Pinheiro são baseadas na monitorização com recurso a meios biotécnicos (utilização de armadilhas) e à observação directa (visita aos possíveis locais de ocorrência, com vista à observação dos sinais da presença da Processionária), realizada por técnicos especializados. Estes determinam com estas acções, o inicio de emergência dos adultos, como também a presença efectiva da Processionária do Pinheiro e os seus níveis, procedendo-se à avaliação das necessidades de intervenção. Os tratamentos dependem da adequação do tipo de procedimento ao estádio de desenvolvimento em que a praga da Processionária se encontra, existindo inúmeros métodos preventivos para controlar as populações de Processionária, sendo estas:

Tratamentos Microbiológicos
Só se realiza este tratamento enquanto a Processionária do Pinheiro se encontrar no estado de ovo ou no primeiro/segundo estádio de desenvolvimento larvar, sendo aplicado insecticida microbiológico à base de Bacillus thuringiensis ou insecticida inibidor do crescimento (Diflubenzurão)., o que se prevê ocorrer entre Setembro e Outubro. A aplicação desta substância poderá ser executada por auxílio de meios aéreos (avião ou helicóptero) ou manualmente, equipado com óculos e com protecção na cabeça e pescoço.

Tratamentos com Reguladores de Crescimento
Este tratamento só é eficaz nos primeiros estádios de desenvolvimento larvar das lagartas, uma vez que se está a formar a quitina. É aplicado o insecticida à base de diflubenzurão, que pertence ao grupo dos reguladores de crescimento dos insectos, podendo ser aplicada em finais de Outubro e inícios de Novembro. A aplicação desta substância poderá ser executada por auxílio de meios aéreos (avião ou helicóptero).

Tratamento Mecânico
Este tratamento só é aplicável a infestações inferiores a cem ninhos por hectare, sendo aplicado petróleo ou gasóleo, dissolvido ou em emulsão insecticida, com o auxílio de um cabo longo que se introduz no ninho de forma a impregná-lo. É necessário que o trabalhador encarregado destas operações esteja devidamente equipado com óculos e com protecção na cabeça e pescoço.

Captura de lagartas com cintas adesivas
O método de captura de lagartas só se realiza quando atingem a fase de pré-pupação, quando este procura um local apropriado para a transformação em adulto (Borboleta). Este método pode ser realizado por captura manual das lagartas no solo e tronco das árvores atacadas ou na aplicação de cintas de captura com colas específicas inodoras, que mantêm a sua capacidade adesiva durante longos períodos. A aplicação deste, requer uma manutenção frequente e apenas se aplicará nas situações não abrangidas pelos métodos utilizados nas fases anteriores ou nas quais estes não foram eficazes.

Armadilhas Sexuais
As armadilhas são colocadas nos pinheiros entre Junho e Setembro, com feromonas sexuais para capturar os insectos adultos machos (Borboleta), manualmente. O objectivo deste é minimizar a praga da Processionária do Pinheiro.


Em suma, a Processionária do Pinheiro deve ser monitorizada, sobretudo nas escolas e locais onde estejam presentes crianças, para impedir sempre que possível, o seu acesso às zonas das árvores atacadas, principalmente nas alturas em que as lagartas descem das árvores.
Caso, nas escolas ou à volta da sua casa, suspeite que tenha nos pinheiros a Processionária, deverá tomar as seguintes medidas preventivas:
         - Desinfestação por pessoal especializado (na realização de qualquer tratamento apropriado deverá ser usado luvas, protecção para o pescoço e olhos (usando óculos apropriados), usar máscara para proteger o nariz e a boca e seguir as normas de segurança de aplicação constantes nos rótulos de cada produto);
             - Evitar frequentar pinhais infestados;
             - Informar e comunicar o risco;
             - Impedir que as crianças tenham acesso às zonas das árvores atacadas;
- Rápida observação e tratamento médico ou veterinário.

Se nas escolas houver algum indicador da presença da Processionária, deverá ser contacto o delegado de saúde, para se proceder a uma avaliação da problemática. Na ocorrência de algum sinal ou sintoma o delegado de saúde deverá deslocar-se à escola para avaliar os casos, efectuando um encaminhamento adequado. É necessário ter conhecimento que os sintomas geralmente são transitórios (menos de 24 horas) e que as peças de roupa deverão ser lavadas a altas temperaturas, maior ou igual a 60ºC, devido à proteína dos pêlos urticantes responsável pelas alergias (taumatopoína) só se desnaturar a partir destas temperaturas. Em caso de não existir este procedimento é possível voltar a ocorrerem reacções alérgicas.
A escola deverá em caso de ocorrência, registar os casos ocorridos.



Não toques na Processionária para proteger a tua saúde!


Segurança nas Épocas Festivas

Nunca é tarde para realçar, que nestas alturas festivas, devemos ter mais cuidado com as escolhas dos brinquedos para as crianças e dos produtos decorativos relacionados com esta época.
Assim, a “Direcção-Geral do Consumidor, entidade destinada a proteger os direitos e interesses dos consumidores, em particular o direito à saúde e à segurança, através de uma campanha denominada “Natal em Segurança”, pretende sensibilizar os consumidores para os cuidados a ter na escolha dos brinquedos e na utilização e manuseamento de produtos relacionados com esta época.
Dada a importância deste tema, a Direcção-Geral da Saúde, na qualidade de membro da Comissão de Segurança de Serviços e Bens de Consumo, associou-se à campanha “Natal em Segurança””. (Fonte: Direcção-Geral da Saúde)
Nesta campanha é realçada a importância na escolha dos brinquedos e artigos de Natal mais seguros, para minimizar os riscos de acidente, os cuidados a ter em conta na comprar dos brinquedos, tais como: ler os avisos de segurança e instruções do brinquedo, verificar a rotulagem e escolher os brinquedos adaptados as idades das crianças. Também são mencionadas as recomendações que se devem tomar em casa com os brinquedos, o que se deve saber sobre estes e em particular, conselhos sobre as decorações natalícias e em especial atenção às iluminações de Natal.